Num mercado cada vez mais competitivo e acirrado, ter uma graduação já não é suficiente para os profissionais terem o destaque e o sucesso profissional desejado.
Mais do que nunca é preciso considerar que a graduação é apenas o começo da vida acadêmica e procurar se especializar em alguma área passa a ser essencial.
É neste momento de buscar uma especialização, que a maioria dos recém graduados fica na dúvida de qual pós-graduação fazer (Pós, MBA ou Mestrado?).
Muitas pessoas acreditam que todas são a mesma coisa e acabam escolhendo mal, pois não entendem a proposta de cada curso, mas, acreditem, elas são bem diferentes.
Segundo a Anamba – Associação Nacional de MBA - o MBA é destinado a profissionais que tenham três ou mais anos de experiência em cargos de tomada de decisão e de liderança em equipes. Por isso, é uma opção desaconselhada para profissionais recém-formados e para quem busca aprofundar seus conhecimentos em uma área específica da empresa ou do mercado de trabalho, cuja melhor opção seria uma especialização.
Já o mestrado deve ser a opção de quem tem ambições acadêmicas (professor, pesquisador, etc.)
Para tentar clarear mais esta discussão, é preciso entender que existem dois tipos de pós graduação, a Lato Sensu e a Stricto Sensu.
LATO SENSU – corresponde aos cursos de especialização. São cursos voltados para o aperfeiçoamento e atualização do profissional. São destinados a quem quer se aprofundar em uma área, com a intenção de trabalhar nela.
MBA – Master in Business Administration – em português significa, mestre em administração de empresas. Apesar do nome, o MBA não é um mestrado. No Brasil é considerado um curso de especialização, latu sensu, porque é voltado para a prática profissional. Esse curso geralmente é procurado por profissionais que já estão no mercado e que querem melhorar seus conhecimentos nas áreas de gestão e negócios, para se formarem executivos. Tem duração média de 360 a 480 horas/aula.
Especialização – são os cursos destinados a quem deseja se especializar em determinada área, bem específica, que pode estar ou não relacionada à primeira graduação. Por exemplo, quem se forma em Administração pode fazer especialização em administração pública, hoteleira, de empresas, hospitalar, etc. Em geral, esse tipo de curso é procurado por profissionais que entram em uma nova área e querem focar seus conhecimentos ou por aqueles que gostam muito de uma área e se especializam para conseguir entrar no mercado de trabalho.
Tem a duração média menor que uma MBA, em média 360 horas/aula.
STRICTO SENSU – são os cursos voltados para pesquisa e estudo das teorias de uma determinada área. São destinados à formação científica e acadêmica, ou seja, são mais indicados a quem pretende seguir a carreira acadêmica, como professor, ou científica, como pesquisador. Dentro dessa modalidade, estão os cursos de mestrado e doutorado.
Mestrado – é um curso onde o objetivo é estudar e dominar um assunto específico dentro de um tema. Para isso, o aluno deve produzir uma dissertação sobre seu assunto de interesse. É mais procurado por quem quer ser professor ou pesquisador, mas também pode ser feito por quem deseja ampliar seus conhecimentos para ter uma melhor formação no mercado de trabalho.
Tem duração média de 24 a 30 meses.
Doutorado – geralmente é feito após a conclusão do mestrado. O objetivo é formar pesquisadores, por isso o aluno deve produzir uma tese, para provar alguma idéia que possa contribuir para o crescimento de uma determinada área de conhecimento.
Para fazer a escolha certa, além de entender em qual das modalidades o seu perfil mais se encaixa, é preciso fazer uma pesquisa detalhada entre as instituições de ensino e o corpo docente que irá ministrar a pós-graduação que você irá escolher.
Procure instituições conhecidas, que sejam membros de associações internacionais, com professores mestres e doutores, formados em instituições igualmente de primeira linha.
Desta maneira você estará fazendo um investimento na área certa e em uma instituição que deixará seu currículo cada vez mais requisitado pelo mercado.
O retorno é garantido.
Fontes: empregos.com.br
Jornal Carreira & Sucesso – Catho On Line