ECOCLÁSSICO GRE-NAL NOS ESTÁDIOS
Nem vermelho, nem azul.
No clássico dos estádios a vitória é do VERDE.
A dupla Gre-Nal busca certificados de viés sustentável para seus estádios, seguindo uma tendência global das praças esportivas comprometidas com o ambiente.
Prevista para ser inaugurada em dezembro de 2012, a Arena do Grêmio almeja figurar em uma lista que reúne 44 praças esportivas pelo mundo, sendo 41 delas nos Estados Unidos.
São ginásios e estádios, de pequeno e grandes portes, certificados com o selo americano LEED, que reconhece construções com menor impacto ambiental.
A certificação LEED é um selo concedido pelo Green Building Council (GBC) que atesta construções sustentáveis. A certificação é dividida em quatro níveis (básico, prata, ouro e platina) e tem pontuações que variam de 40 pontos – mínima - a 110 pontos - máxima.
Os critérios estão relacionados a cinco categorias: eficiência energética, uso racional da água, materiais e recursos, qualidade ambiental interna e espaço sustentável.
Ao se candidatar a certificação, o Grêmio quer oferecer ao torcedor e aos futuros investidores a garantia de que o complexo será um empreendimento verde.
No Brasil, apenas o ginásio Centro de Desenvolvimento Esportivo Bradesco, em Osasco – SP, possui o selo.
Já o Beira-Rio, seguirá o caminho verde dos outros 11 estádios do mundial, pois já aplica conceitos verdes na sua reforma e também procura a certificação.
Veja o Infográfico em : http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/pagina/ecoclassico-grenal.html
Fonte: Zero Hora
Nenhum comentário:
Postar um comentário