terça-feira, 31 de janeiro de 2012

SPFW - Desfile com roupas de malhas sustentáveis.

Uma linha de malhas sustentáveis, produzidas com resíduos da indústria têxtil e de garrafas PET, foi uma das atrações do último dia do São Paulo Fashion Week 2012.
Desenvolvido pela EcoSimple, o produto foi apresentado durante o desfile da coleção masculina do estilista Alexandre Herchcovitch
A base do tecido criado pela empresa são as aparas descartadas nas confecções. Essas sobras de cortes são recolhidas, catalogadas e separadas por cor. As tonalidades são obtidas através das cores originais dos resíduos reciclados, aproveitando a coloração natural das fibras sem o uso de corantes, produtos químicos e água no processo fabril.
Neste processo, as sobras de tecidos voltam ao estado natural de fibra e são acrescentadas as fibras de garrafas PET, para dar maior resistência, e depois passam pela tecelagem na qual a fibra vira tecido novamente.
Cada metro fabricado dentro deste modelo elimina 480 gramas de resíduo têxtil e oito garrafas PET do ambiente.
A tecnologia desenvolvida já proporcionou importantes premiações à empresa, entre elas o Prêmio Planeta Casa 2010, Prêmio Idea Brasil 2011 e GreenBest 2011. Neste ano, a empresa está novamente entre os Top 10 da edição 2012 do GreenBest.


Fonte: Jornal do Comércio – RS 

Um comentário:

  1. Inovação e preocupação com o futuro. Reciclar é demonstrar que se tem consciência de que cada um precisa fazer a sua parte, sem esperar que outro o faça para tomar iniciativa!

    ResponderExcluir