quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O bairrismo nas decisões de consumo.

O que inicialmente pode ser  considerado algo pejorativo,  o bairrismo do gaúcho,  pode significar ter sucesso ou não no lançamento de um produto ou marca no Rio Grande do Sul, desde que seja bem entendido e trabalhado pelas empresas.
Levantamentos feitos pela UFRGS e pela PUC/RS demonstram que o consumidor gaúcho dá muita importância as campanhas que valorizem os elementos da cultura regional.
As empresas nascidas no RS já carregam uma preferência natural do consumidor gaúcho – tidos como exigentes e conservadores - na hora de decidir uma compra, porém, ser daqui por si só, não garante um diferencial competitivo.
É preciso aliar a qualidade, o bom atendimento e a relação de confiança criada entre a empresa e seus consumidores.
E se a empresa for de fora e quiser ter sucesso no Rio Grande do Sul, é preciso cuidados redobrados, pois não basta apenas tentar vincular os símbolos e a tradição dos gaúchos com a empresa, mas é preciso entender a forma de pensar,  “falar a língua “  e entregar o que o mercado regional está acostumado.

Escolha de marcas para os gaúchos :

Qual sua marca favorita de cerveja?

Polar – 28%
Não bebo cerveja – 24%
Outras – 18%
Bohemia – 17%
Skol – 10%
Antártica/Kaiser – 1%

Qual sua marca de supermercado preferida?

Zaffari – 72%
Big – 10%
Nacional – 8%
Carrefour -  4%
Outros – 7%

Qual sua marca favorita de lojas de varejo?

Colombo – 46%
Outros – 22%
Magazine Luiza – 16%
Ponto Frio – 12%
Taqi – 5%

(Levantamento feito por UFRGS e PUC/RS – Resposta Única)

Fonte: Jornal Zero Hora- 25/12/2011 – Edição Impressa -  Caderno Dinheiro – Joana Colussi

Nenhum comentário:

Postar um comentário